Finalmente chegou o ENEM, dessa vez sem fiascos dois dias antes da prova. Chega a hora da prova. Os monitores pedem que tire a bateria dos celulares, a sala tem umas trinta pessoas. Termino a prova faltando vinte minutos pra terminar o tempo. Domingo. Visto a minha camiseta colorada de 98, a mesma que eu vestia quando vi o Inter ser diversas vezes campeão e vou pra prova, conformado que além de não estar no estádio nem veria o jogo que talvez valesse o título brasileiro.
Mesma história quanto aos celulares. Prova de ‘linguagens’, seja lá o que isso significa. Lá pelas tantas começa uma gritaria e se ouve foguetes na rua, penso “O Inter ta sendo campeão!” “Campeão, cara, depois de tudo que houve em 2005, depois de... A PROVA! A prova é mais importante, agora.” Volto aos infindáveis textos e cálculos, termino tendo que entregar a prova com três chutes direto no cartão-resposta e uma mega redação de oito linhas (agora entendo por que o mínimo era sete), devido à falta de tempo.
Chego em casa exausto, vejo Flamengo ser campeão, como a lógica dizia, graças ao co-irmão. Corrijo a prova, 127 acertos de 180.
Segunda, vejo comentários sobre a prova no cursinho: “Bah ouvi a festa na rua, chutei tudo e fui embora!”; “Eu tive que chutar 20 questões!”; “Capaz que eu ia ir, perder de ver o brasileirão...”
Termino concluindo que fui bem, levando em consideração que pra UFRGS a redação não tem valor. Sugiro quem nunca viu a prova a dar uma olhada nas questões e seus textos imensos, a maior virtude cobrada nessa prova é a da PACIÊNCIA, e saber controlar o tempo (3 minutos por questão). Espero que nas próximas edições se faça algo pra mudar isso.
E escuto casos de outros locais onde foi aplicada a prova. Cola via SMS, monitor ouvindo o jogo, candidata amamentando criança... Pelo que ouço, e não pelo que vi, a aplicação da prova foi um fiasco. Digno do pessoal lá de Brasília que estamos acostumados a ver pela TV...
Quanto ao brasileirão, o que dizer? Acho que esse ano ficou provado que é possível a fórmula dos pontos corridos ter emoção. O negócio é que estamos na Libertadores do ano que vem e eles não, e ano que vem é ano de copa do mundo, como em 2006...
quarta-feira, 9 de dezembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
PA-RA-BÉNS....PA-RA-BÉNS....
ResponderExcluirPelo primeiro lugar no vestibular.
Não poderia ser diferente, com a familia que tens, com tua criação e educação...
Estou orgulhosa...
Muito obrigado :D
ResponderExcluirE obrigado por acompanhar o blog também
valeu mesmo.