Tema interessante. Muito interessante (falando sobre o tema "Diversidade cultural"). Desde pequeno meus pais me levaram em viagens para outros países, exatamente com o intuito de me mostrar que havia mais no mundo que Caçapava, Porto Alegre e Bagé. Tenho lembranças de brincar numa piscina de hotel com amiguinhos portugueses, já conversei no mar com uma menininha francesa (ou pelo menos ela conversou bastante, eu não entendi nada…), e por aí vai.
Daí o conceito de internacionalismo. Já parou pra pensar o que é uma nação? Uma nação é nada mais que uma crença. Eu sou brasileiro, logo sou compatriota de… Um índio criado no Xingu, cuja cultura nada tem a ver com a minha… Não faz muito sentido, não é? O internacionalismo, ao contrário de dividir as pessoas, unifica. Uma guerra não faz o mínimo sentido, pois somos todos humanos, todos iguais. Ou ao menos igualmente diferentes.
Viajar é, pra mim, uma das melhores coisas que a vida tem a oferecer. Toda cultura tem o seu valor, a sua lição, sua particularidade, da mesma forma a gente que pratica essa diferença tem uma infinidade de coisas em comum conosco. Não tenho dúvida que o internacionalismo segue adiante na “evolução” da humanidade, já que cada vez mais é provado que instituição alguma é dona da verdade. Já que cada vez mais se sabe que não se pode julgar alguém por recusar-se a acreditar em Deus, por não ter a pele clara, por usar drogas, por não sentir atração ao sexo oposto…
Eu poderia cair no assunto marxista, seguindo com o conceito de internacionalismo. Mas deixa assim, pelo menos por enquanto. Diversidade cultural é tudo de bom, e quem vive em uma cidade onde existe diversidade (como Porto Alegre) não pode deixar escapar a chance de conhecer os diferentes costumes e valores. Não é em qualquer lugar que se encontra sociedade italiana, alemã, judaica, católica, protestante, chinesa, etc. Todos já conhecem o vídeo a seguir, mas vale relembrar…
quinta-feira, 27 de maio de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
sou totalmente a favor de conhecer coisas diferentes, concordo contigo e com a música :D
ResponderExcluir